Violência contra os idosos é debatida na Câmara de Vereadores

Violência contra os idosos é debatida na Câmara de Vereadores
Prefeitura e Câmara quiseram salientar a importância da conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa
Para marcar o Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Nilópolis promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, uma manhã de informação, conscientização e fortalecimento da rede de proteção à terceira idade. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira , 25, e contou com palestra da coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento do Governo do Estado, Andréa Baptista.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Everline Lima, recebeu as autoridades que compuseram a mesa ao lado do vereador Armando Paiano, membro da Comissão de Direitos do Idoso da Câmara Municipal. Entre os participantes estavam o secretário municipal de Trabalho, Dudu Amorim, a coordenadora Andréa Baptista, a superintendente municipal dos Direitos do Idoso, Elaine Santos, e o médico Fábio Soares, diretor da UPA do Cabuís.

Fábio Soares destacou que o bom funcionamento da rede de assistência à pessoa idosa pode reduzir o número de idosos que procuram a unidade de saúde. Já Andréa Baptista apresentou informações sobre o serviço de denúncias de maus-tratos contra pessoas idosas do Governo do Estado, por meio do telefone 165. Além da ligação telefônica, o serviço também pode ser acessado por um aplicativo disponível na Play Store, loja de aplicativos do Google.
“Seja pelo aplicativo ou pelo telefone, nossa central de atendimento faz a ponte diretamente com a Polícia Militar. Em pleno 2026, ainda precisamos construir políticas de proteção à pessoa idosa, porque o Estatuto da Pessoa Idosa ainda não é plenamente cumprido, assim como o artigo 230 da Constituição Federal de 1988. O Junho Violeta foi criado pela ONU há 20 anos para chamar a atenção para essa causa”, destacou Andréa Baptista.
A assistente social, especialista em Gestão da Atenção Básica e Promoção do Desenvolvimento Social pela Fiocruz, ressaltou que a subnotificação dos casos ainda é muito grande, principalmente devido ao medo das vítimas. “Se o idoso denuncia um filho ou outro parente, muitas vezes tem receio de perder a moradia caso o agressor seja preso, pois depende financeiramente dessa pessoa. E, nas Clínicas da Família, por exemplo, alguns profissionais também têm receio de fazer a denúncia”, afirmou.
Elaine Santos informou que, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE, Nilópolis possui o maior percentual de pessoas idosas entre os municípios da Baixada Fluminense: 20,13% da população. “São cerca de 29 mil pessoas idosas. Precisamos fortalecer a rede de proteção aos direitos da pessoa idosa, composta pelos CRAS, CREAS, Casas da Terceira Idade e unidades de saúde”, observou.

A assistente social Márcia Campos, integrante da equipe da Superintendência dos Direitos da Pessoa Idosa, apresentou um relatório referente ao ano de 2025. O levantamento apontou que o maior número de demandas (41 casos) envolveu situações de abandono e maus-tratos físicos, psicológicos, verbais e financeiros, praticados, em sua maioria, por familiares ou cuidadores.
Ao todo, foram registrados 168 casos, incluindo ainda negligência nos cuidados, dificuldades de convivência, solicitações de acolhimento institucional, demandas socioassistenciais, orientações jurídicas, visitas domiciliares e hospitalares, além de encaminhamentos do CREAS e do CRAS. Desse total, 23 casos foram solucionados.
Em sua fala, Everline Lima ressaltou que envelhecer é um privilégio.
“Nosso trabalho é combater a humilhação, a invisibilidade e os maus-tratos contra as pessoas idosas. Quero agradecer a parceria do presidente da Câmara, Jorge Scalise; do vereador Armando Paiano; dos palestrantes; e do prefeito Abraãozinho”, afirmou, lembrando também da presença das integrantes dos grupos de carimbó do município.
Participaram do evento ainda Alda Nobre, representando o deputado estadual Rafael Nobre; o vereador Alexandre Nobre; Madalena Reis, Rainha da Terceira Idade de Nilópolis; a diretora da Casa da Terceira Idade de Nova Cidade, Cláudia Trinta; a superintendente da Igualdade Racial e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rosimere Florindo; e a superintendente dos Conselhos Municipais, Inez Simpliciano.
Também estiveram presentes o vereador Flávio Vergueiro; o secretário municipal de Turismo, Leo Monteiro; a coordenadora de Proteção Básica, Lohaine Santos; o advogado Ronaldo Freire, representante da OAB Nilópolis; a diretora do CREAS, Fátima Oliveira; a babalorixá Luíza Miranda; e a representante da 57ª DP (Nilópolis), Tamires Muniz.

