Últimas Notícias
São Gonçalo faz avaliação nutricional na rede municipal de ensino


São Gonçalo faz avaliação nutricional na rede municipal de ensino

Alunos também participam de pesquisa sobre qualidade da merenda

A avaliação nutricional dos alunos da rede municipal já começou. Nesta segunda-feira (17), a Subsecretaria de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, esteve na Escola Municipal Professora Marlucy Salles de Almeida, na Trindade, para realizar o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) dos 422 alunos, além de fazer o teste de aceitabilidade da merenda escolar.

Além do trabalho com os alunos, que conseguem dizer o quanto estão satisfeitos com a alimentação, também é feita a Resto-ingestão (RI), uma métrica utilizada para entender quanto de alimento é servido, ingerido e quanto restou nos pratos. A ação atende à exigência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que visa avaliar a qualidade da merenda escolar.

“Com todas essas métricas, a gente consegue ter um panorama geral da situação dos alunos da rede. Isso é muito importante para planejar os cardápios e fazer um trabalho de educação nutricional dentro das questões apresentadas pelas turmas, sempre pensando em ações estratégicas. A resto-ingestão também vem para complementar esse trabalho, para entender se o aluno está realmente aceitando e para sabermos exatamente o quanto foi servido e ingerido”, afirmou a nutricionista Jaqueline Lessa.

Em quatro anos, a alimentação escolar foi totalmente transformada. Com a implementação do Cardápio Único, elaborado por nutricionistas, a merenda escolar oferece todos os macro e micronutrientes necessários para o pleno desenvolvimento do aluno, com uma dieta rica em proteínas, carboidratos, legumes, verduras e frutas.



Link Original