Últimas Notícias
São Gonçalo entrega mais uma unidade de saúde


São Gonçalo entrega mais uma unidade de saúde

Já são 34 USFs revitalizadas e climatizadas na cidade

 A Unidade de Saúde da Família (USF) Gladys Rodrigues Ramos Freitas, em Santa Izabel, foi revitalizada, ampliada e entregue à população nesta sexta-feira (1º). Ela é a 34ª unidade da rede da Atenção Básica inaugurada pelo prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, que atende todas as exigências e adequações gerais e de acessibilidade exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. 

“A gente vai avançando na cidade de São Gonçalo. Somos um governo de transformação, o trabalho não para e está em primeiro lugar. E essa transformação tem que ser acompanhada pelos funcionários. Nosso esforço está todo aqui e os funcionários têm obrigação de corresponder, atendendo e tratando bem a população”, disse Capitão Nelson, que homenageou uma médica funcionária há 15 anos no mesmo local.

A USF Gladys Rodrigues Ramos Freitas tem seis consultórios, sendo um odontológico, dois ginecológicos e três tradicionais; salas de imunização, administração, curativo, espera, multiuso, inalação, observação, esterilização, descontaminação, classificação de risco, farmácia, recepção, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCD) e tem capacidade para atender 4 mil pacientes. 

“É uma satisfação ver mais uma unidade de saúde com todas as instalações necessárias para a população, que precisa tanto desse serviço. A rede de atenção básica é muito importante. Muitas pessoas que não conseguem atendimento devido aqui seguem para a urgência e emergência, sobrecarregando as unidades. Agora, sabemos que muitos problemas poderão ser resolvidos aqui, bem pertinho das casas das pessoas, sem necessidade de ter que se deslocar para uma unidade maior. Esse é o objetivo do Plano Estratégico Novos Rumos”, confirmou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas. 

O nome da unidade leva o nome da avó materna do deputado federal Altineu Cortes, que estava na inauguração ao lado de parte de sua família. “Minha avó foi uma pessoa sem palavras. Ela viveu a vida para atender as pessoas, para cuidar das pessoas. Era muito bondosa e vivia para ajudar os outros. Então, quero agradecer ao Capitão Nelson e ao vereador Magu (Magu dos Brinquedos) a justa homenagem de dar o nome desse posto a ela. Não por ser a minha avó, mas pelo que ela fez. Desejo que todos os funcionários sigam o exemplo dela”, falou o deputado.

A subsecretária da Atenção Básica, Luciana Coelho, representou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha, na inauguração. “Como médica, é uma imensa honra entregar para a população uma unidade como essa. Mas o Dr. Gleison sempre fala que não adianta nada disso se cada pessoa que entrar pelo portão não se sentir acolhida, amparada. Então, a gente pede aos funcionários que recebam essas pessoas com carinho e humanização. Nossa população ficou muito tempo desassistida. E este é o momento de receber, acolher e cuidar de todos”, finalizou Luciana. 

A unidade será atendida por equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) composta por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até quatro agentes comunitários de saúde. Ela também terá dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio, administrativas e oferecerá exames laboratoriais de sangue, urina e fezes, além do E-mult (equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo (antigo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)).

O posto é mais um local modernizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo. Outras doze obras estão em andamento. Assim como todas as demais obras realizadas pela Secretaria, a Gladys Ramos Freitas Considera tem ambientes humanizados e climatizados. Todos os postos estão sendo padronizados e recebem adequações gerais e de acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.      

Postos revitalizados entregues: 

1 – Santa Luzia 

2 – Robert Koch, Patronato 

3 – Mahatma Ghandi, Jardim Califórnia 

4 – José Avelino, Tribobó 

5 – Haroldo Pereira Nunes, Porto Novo 

6 – Barbosa Lima Sobrinho, Porto da Pedra 

7 – Badger da Silveira, Tribobó  

8 – Madre Tereza de Calcutá, Estrela do Norte 

9 – José Jorge Cortes Freitas, Itaitindiba 

10 – Aníbal Porto, Monjolos 

11 – Geremias de Mattos Fontes, Jardim Bom Retiro 

12 – Luiza de Marillac, Novo México 

13 – Irmã Dulce, Trindade  

14 – Hiparco Ferreira, Engenho do Roçado 

15 – Flávio Henrique de Brito, Jóquei 

16 – Getúlio Vargas, Boa Vista 

17 – Candoza 

18 – Florença Helena Pereira, Largo da Ideia  

19 – Anaia 

20 – Victor Chimelly, Paiva 

21 – Tancredo Neves, Luiz Caçador 

22 – Neuza Goulart, em Palmeiras 

23 – José Bruno Neto, Boa Vista 

24 – Altair da Silva, Mutuá 

25 – Juvenil Francisco Ribeiro, Engenho Pequeno 

26 – Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina 

27 – Adolfo Lutz, Amendoeira

28 – Armando Leão Ferreira, Morro do Castro 

29 – Bento da Cruz, Porto Novo 

30 – Louis Pasteur, Guaxindiba 

31 – Agenor José da Silva, Jardim Catarina 

32 – Doutel de Andrade, Maria Paula 

33 – Marechal Cândido Rondon, Colubandê 

34 – Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Izabel 





Link Original