Últimas Notícias
São Gonçalo oferece serviço de saúde para ostomizados


São Gonçalo oferece serviço de saúde para ostomizados

Núcleo funciona para consultas e entrega de materiais     

O Dia Nacional dos Ostomizados é comemorado no próximo dia 16. Para os gonçalenses ostomizados, o Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada dá toda atenção especializada merecida aos pacientes, que têm consultas médicas periódicas, bolsas de colostomia e produtos usados para a sua manutenção, durabilidade e limpeza, além dos cuidados com a pele durante todo o ano. O local tem mais de mil cadastrados.

Para ter acesso aos serviços do Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas, o gonçalense ostomizado precisa fazer um cadastro no local com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência de São Gonçalo. O atendimento e acesso aos materiais são realizados após consulta com a assistente social e avaliação de enfermeiro. Para o agendamento, basta ir direto à unidade. 

Além dos materiais para os cuidados com a ostomia, o espaço oferece atendimento multiprofissional nas especialidades de Clínica Geral, Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Assistência Social e Fisioterapia. “Acolhemos todos os ostomizados que precisam de ajuda. A nossa única exigência é que seja morador de São Gonçalo. O trabalho é humanizado e também atendemos os familiares, que precisam aprender lidar com os ostomizados e de apoio em qualquer fase do tratamento”, disse a coordenadora, a enfermeira Maristela da Matta de Castro.

O trabalho acontece durante o ano inteiro. A unidade orienta os pacientes e familiares a entenderem como cuidar do estoma em casa, estimulando a autonomia e o autocuidado. Assim, mesmo sem a assistência dos profissionais, eles podem fazer a limpeza, garantindo uma vida com mais qualidade. O núcleo realiza, ainda, regulação de exames e encaminhamentos para outras especialidades e cirurgias que não são oferecidas no espaço.

O Núcleo de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizadas fica na Avenida Presidente Kennedy, 207, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Evento – Em comemoração ao Dia dos Ostomizados, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) vai realizar um encontro especial para pacientes, familiares e profissionais de saúde no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Trindade, no dia 28, das 9h às 13h. A reunião contará com palestra, roda de conversa, troca de experiências e apoio.  

A ação contará com equipe multiprofissional para tirar dúvidas e dar mais orientações aos pacientes. “Será uma manhã para ajudar pacientes e realizar a integração com toda a equipe técnica. A atividade faz parte das comemorações da Campanha Novembro Verde, que ainda é pouco divulgada, mas é o mês de conscientização e atenção às pessoas com estomia”, finalizou Maristela. 

Ostomizados e diferença entre colostomia, ileostomia e urostomia

Pessoa ostomizada é aquela que passou por uma cirurgia para fazer abertura no corpo para a saída de fezes, urina ou auxiliar na respiração ou na alimentação. Esta abertura de comunicação do corpo com o meio externo se chama estoma e é onde é colocada a bolsa de colostomia, ileostomia ou urostomia.A bolsa é um saco coletor que recebe as fezes ou a urina. Há vários tipos, que são indicados dependendo de cada caso. 

A Colostomia liga o intestino grosso diretamente à parede do abdômen, permitindo a saída das fezes para a bolsa. 

A Ileostomia liga o intestino delgado à parede abdominal, também permitindo a saída das fezes para a bolsa. 

A urostomia é a exteriorização dos condutos urinários através da parede abdominal.





Link Original